Naturopatia
A Naturopatia tem uma abordagem de tratamento personalizada e está completamente centrada na saúde do paciente de forma individual, na qual este e o naturopata colaboram para encontrar as causas do problema e promover o bem-estar.
Esta especialidade coloca a pessoa no centro da questão, ou seja, é o paciente quem é tratado e não a doença e os seus sintomas. Para isso é necessária uma compreensão detalhada da singularidade de cada paciente, da sua individualidade bioquímica e dos fatores do seu estilo de vida. Com estas informações o naturopata é capaz de elaborar o plano de tratamento, que irá ajudar o paciente a melhorar diversos problemas de saúde.
A Naturopatia também reconhece que existe uma ligação de todos os sistemas do corpo, em que o objetivo é identificar a causa da doença, em vez de se focar nos sintomas. Um problema de saúde pode ter diversas causas e, da mesma forma, uma causa pode resultar em diversas disfunções. Assim, a Naturopatia pretende entender a expressão particular da doença em cada indivíduo.

1
A Consulta
Normalmente a consulta de Naturopatia irá durar mais tempo do que uma consulta convencional. Isto é devido ao facto de que uma parte significativa da consulta se concentra em conhecer as preocupações e os fatores que podem estar a contribuir para o surgimento de problemas no organismo do paciente.
Por isso, durante a consulta iremos explorar o histórico clinico familiar e pessoal, quais as circunstâncias em que surgiram os primeiros sintomas e como tem sido a jornada de saúde do paciente em particular.
Após isto, o profissional irá fazer questoes sobre o seu ambiente, estilo de vida, saúde mental e hábitos nutricionais. Pode ainda ser necessária a realização de um exame físico para que se possam identificar quaisquer sinais que possam estar a influenciar no seu estado de saúde. Pode ainda ser necessária a realização de análises laboratoriais, e ainda alguns exames semelhantes ou iguais aos normalmente prescritos por médicos tradicionais, ainda assim, podem ser requisitados outros testes funcionais, todos eles com o objectivo de melhor identificar as causa do do desequilíbrio que provoca o problema de saúde.
2
O Tratamento
No plano de tratamento serão tidas em conta e sugeridas algumas alterações tais como mudanças no estilo de vida; evitar determinados alimentos e fazer uma reeducação alimentar; mudar o ambiente diário; praticar mais ou menos exercício; e tecnicas para uma gestão mais eficaz do stress diário.
Em Naturopatia o plano de tratamento pode incluir fitoterápicos (suplementos à base de plantas medicinais), suplementos nutricionais, dieta desenhada à medida do paciente e programas de desintoxicação do organismo.
Podem ainda ser usadas, sempre que necessário, diversas técnicas holísticas, tais como: Aromaterapia, autoculoterapia, reflexologia, mesoterapia, entre outras.
É muito importante referir que o paciente tem um papel fundamental no decorrer do seu tratamento, pois em conjunto com o seu naturopata, será um parceiro indispensável no seu processo de equilíbrio da sua saúde.

A Naturopatia tem várias técnicas associadas:
Fitoterapia
Nutrição Ortomolecular
Mesoterapia Homeopática
Reflexologia
Auriculoterapia
Massoterapia
Microscopia de Campo Escuro